A homeopatia é um ramo da medicina que ganha cada vez mais adeptos. A sua eficácia e benefícios são cada vez mais procurados. Os pais procuram para os seus filhos soluções que não passem por antibióticos e substâncias que, ao invés de aumentarem as defesas, debilitam cada vez mais o sistema imunitário e acarretam efeitos colaterais.

Este espaço foi criado para partilhar informações, conhecimentos e orientações no mundo da homeopatia. São inúmeros os recursos a que os utilizadores têm acesso: sugestões de bibliografia e sites de interesse, informações sobre medicamentos homeopáticos, espaço para dúvidas, esclarecimentos e pedidos de ajuda.
Com a saúde não se brinca e, por isso, nunca poderemos dispensar a ajuda de um médico, este blog serve apenas de apoio.




Homeopatia

Tempo frio exige medidas de protecção redobradas - Homeopatia para Crianças e Bebés

Tempo frio exige cuidados com a saúde 2010-12-29

Perante a vaga de frio prevista para os próximos dias a DGS recomenda que sejam tomadas as seguintes precauções:

Verificar a manutenção dos equipamentos utilizados para aquecimento antes de os utilizar e limpar a chaminé da lareira;
Se utilizar lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos a gás mantenha a correcta ventilação das divisões de forma a evitar a acumulação de gases nocivos à saúde. Desta forma evitará a ocorrência de acidentes por monóxido de carbono que podem ser causa de morte;
Não utilizar equipamentos de aquecimento de exterior em espaços interiores (habitação, café, restaurante);
Antes de se deitar ou sair de casa certifique-se de que apagou ou desligou os equipamentos de aquecimento, de forma a evitar fogos ou intoxicações;
Tenha especial atenção com os idosos e crianças para evitar queimaduras.
Os mais vulneráveis ao frio são:

Crianças;
Idosos;
Doentes crónicos, principalmente com problemas respiratórios, cardio-vasculares ou anemias;
Os sem-abrigo;
Pessoas cuja habitação tenha mau isolamento térmico.
Proteja-se:

Use várias camadas de roupa adequadas à temperatura ambiente;
Proteja as extremidades do corpo (use luvas, gorro, meias quentes e cachecol);
Ingira bebidas e alimentos quentes mas evite bebidas alcoólicas, com cafeína e não fume.
Para mais informação consulte as recomendações neste site ou ligue para a Linha Saúde 24 (808 24 24 24).

retirado do site http://www.dgs.pt/

O que é a Homeopatia?

Homeopatia (do grego ὅμοιος + πάθος transliterado hómoios- + páthos = "semelhante" + "doença") é um termo criado por Christian Friedrich Samuel Hahnemann (1755-1843) para designar um método terapêutico cujo princípio está baseado na similia similibus curantur ("os semelhantes curam-se pelos semelhantes").
O tratamento homeopático consiste em fornecer a um paciente sintomático doses extremamente pequenas dos agentes que produzem os mesmos sintomas em pessoas saudáveis, quando expostas a quantidades maiores. Os medicamentos homeopáticos são preparados por um processo que consiste na diluição sucessiva da substância, agitação e "dinamização" (ou "potencialização"), em uma série de passos. (retirado e adaptado Wikipédia)

O que é o medicamento homeopático?

Os medicamentos homeopáticos são preparados a partir de substâncias extraídas da natureza, provenientes dos reinos mineral, vegetal ou animal.
Para que a substância da natureza seja usada como medicamento homeopático, é necessário prévio conhecimento de sua potencialidade curativa, através da experimentação no homem são. Tais substâncias podem ser tanto tóxicas quanto inertes, desde que, quando experimentadas, ofereçam a melhor similitude aos sintomas da doença a ser tratada.

As preparações básicas dessas substâncias recebem o nome de tinturas-mãe e a partir delas são iniciados os processos das diluições sucessivas.

No início de suas experiências, Hahnemann começou diluindo os medicamentos e verificou que, quanto mais diluía, minimizavam-se as reações indesejáveis. Percebeu também que ao fazer diluições sucessivas das substâncias e agitá-las diversas vezes, obtinha sempre melhores resultados, foi assim que ele chegou às doses mínimas. Desta maneira, a toxicidade das substâncias é atenuada e o potencial curativo é aumentado.
Ao processo de diluição seguido de agitação, damos o nome de dinamização (dynamis- vem do grego e significa força). Através da dinamização, se consegue despertar na substância a capacidade de agir sobre a força vital do organismo vivo.
(retirado do site http://www.amhb.org.br/popup2.htm)


Princípios em que assenta a Homeopatia


A homeopatia assenta em três princípios:

1º - SIMILITUDE OU LEI DA ANALOGIA

Procura-se a semelhança entre o quadro de queixas (designado sintomatologia) apresentado pelo paciente e o equivalente (similia) da substância homeopática, administrada experimentalmente ao homem são em doses "tóxicas" e que se chama patogenesia.

2º - INFINITESIMALIDADE

Dar substâncias muito diluídas (em doses infinitesimais) desprovidas de toxicidade, que agem como um catalisador por processos de biorres-sonância, amplificando os mecanismos homeostáticos do organismo.
A partir da 12ª diluição centesimal, segundo a lei de Avogadro, já não encontramos moléculas da substância e daí a ausência de iatrogenicidade.
A diluição pressupõe uma agitação (sucussão), que se designa por dinamização, sem a qual o efeito é nulo.

3º - GLOBALIDADE

Encarar o doente no todo, o que leva à sua individualização (e do remédio/similia), definir a sua constituição (parte "estável" do indivíduo), o seu temperamento (parte dinâmica e variável) e observar as suas reacções patológicas (ou "homeostáticas).


De acordo com estes princípios, o medicamento que actua pela qualidade e não pela quantidade: usa-se a energia da matéria e não a sua massa; segundo a lei da conservação da energia de Einstein - numa reacção nuclear em que há desaparecimento de uma massa M, há aparecimento de uma quantidade de energia E, ou seja, quanto mais se divide a matéria, mais energia se obtém.

(adaptado do site Sociedade Homeopática de Portugal http://www.homeopatiaportugal.org )