A homeopatia é um ramo da medicina que ganha cada vez mais adeptos. A sua eficácia e benefícios são cada vez mais procurados. Os pais procuram para os seus filhos soluções que não passem por antibióticos e substâncias que, ao invés de aumentarem as defesas, debilitam cada vez mais o sistema imunitário e acarretam efeitos colaterais.

Este espaço foi criado para partilhar informações, conhecimentos e orientações no mundo da homeopatia. São inúmeros os recursos a que os utilizadores têm acesso: sugestões de bibliografia e sites de interesse, informações sobre medicamentos homeopáticos, espaço para dúvidas, esclarecimentos e pedidos de ajuda.
Com a saúde não se brinca e, por isso, nunca poderemos dispensar a ajuda de um médico, este blog serve apenas de apoio.




Homeopatia

Verrugas - Homeopatia para crianças e Bebés

Ant-crud: Verrugas duras e com saliência em forma de espinho, sobretudo na sola dos pés (corniformes e duras).

Dulcamara: Verrugas muito grandes com forte sensibilidade.

Causticum: Um dos remédios mais frequentes. Verrugas mais frequentes nas mãos, ou à volta das unhas, neste caso são duras, corniformes, serrilhadas. Também podem ser moles e salientes. Localizadas igualmente na cara, sobretudo no nariz e nas pálpebras.

Moluscos que surgem após se ter frequentado piscinas. É muito importante tomar um duche muito completo de todo o corpo eliminando assim de forma mecânica os vírus.

Os remédios mais importantes para as verrugas causadas por moluscos após ter frequentado uma piscina são: Dulcamara e a seguir Thuja. Também Calc-phos, Sepia e Silicea são frequentes.

Amigdalite aguda- Homeopatia para Crianças e Bébes

Diferencia-se entre a angina vermelha e a branca
Vermelha = quando não apresenta placa
Branca = quando aprsenta placa
Angina vermelha = não parsenta placa:

Belladonna: toda a garganta se apresenta muito vermelha. Mucosas muito secas, muita sede de bebidas frias. A cara aprsenta-se vermelha e a pele está húmida. A Febre começa de forma súbita e violenta. As pupilas dilatam-se. Sensação de aperto na garganta, dificuldade em engolir, mas com necessidade de engolir, sede de água fria, mas com receio de beber, devido à dor que provoca. Sensação de arranhar na garganta. Bell – Ocorre entre as 16 e as 24 horas.

Ferrum phosphoricum: remédio importante em combinação com Bell (ou Apis) no início de inflamação de garganta.
(Quando se acorda durante a noite com dores de garganta, colocar imediatamente um glóbulo de Ferr-phos debaixo da língua).

Apis: Inchaço edematoso da úvula. A úvula apresenta-se pendurada como um saco de água. Coloração rosa das amígdalas e da úvula. Não tem sede ou apenas tem sede de bebidas frias. Agrava-se com calor ou durante a noite. Melhora com o frio, compressas frias e ar fresco. Dores queimantes e acutilantes, mais do lado direito. Não consegue engolir bebidas quentes.

Arsen: As mesmas características que Apis, mas o calor melhora. Necessidade de calor em todas as formas. Ardor e secura da garganta. A criança está receosa e inquieta.

Phytolacca: Sobretudo os arcos palatoglossos frontais têm uma coloração vermelho escuro. Típico: as dores ao engolir irradiam para o ouvido. A criança puxa o queijo para o peito ao engolir, tem dores musculares. Tudo se agrava ao beber bebidas quentes, a criança apenas quer beber líquidos frios. É um remédio sobretudo do lado direito. Febre alta sem suor e sem vermelhidão e calor assinalável da cara. A cabeça com tendência para estar pálida. Fraqueza mas necessidade de se mexer. Sensação de abatimento total. Secura ardente e com picadas permanentes na garganta. Também pode apresentar pus.


Esquema de tratamento:

No início da inflamação e vermelhidão dissolver em água Bell e Ferr-phos (= 2 glóbulos de cada remédio em duas garrafas de plástico de 33,3 ml diferentes ou 2 copos de água. De hora a hora é dado uma gole ou uma colher de líquido (utilizar uma colher de plástico) e agitar bem a garrafa, pelo menos três vezes ou mexer bem o líquido no copo com a colher de plástico. Os remédios não são dados em simultâneo, uma vez é dado um e uma hora depois é dado o outro.
Quando a dor de garganta começa durante a noite, é suficiente colocar 1 glóbulo Ferr-phos debaixo da língua e de manhã dissolver os remédios em água e começar o tratamento descrito em cima.
Se mais tarde surgem as imagens dos remédios Phyt, Lyc, Lachesis, dar esses remédios.

Blefarite (inflamação das pálpebras / Conjuntivite (inflamação da conjuntiva): Homeopatia para crianças e Bebés

Blefarite (inflamação das pálpebras / conjuntivite (inflamação da conjuntiva):

Uma boa combinação no tratamento da blefarite (= Inflamação do bordo da pálpebra, os olhos de manhã ao acordar estão com pus e colados) é: Puls e Graph alternadamente. Limpar os olhos com água morna na direcção do nariz.

Remédios na conjuntivite: (= inflamação dos olhos, na qual o branco do olho está vermelho). Frequentemente verifica-se uma combinação de blefarite e conjuntivite.

Apis: Conjuntivas vermelhas. Pálpebras inchadas de forma edematosa e como sacos de água. Conjuntiva saliente e grossa. Grande inchaço à volta dos olhos. O inchaço pode ser de tal forma grande que fecham completamente os olhos. Dores em forma de picada e com ardor que melhoram com algo fresco.
Inchaço das pálpebras inferiores ou com pequenos papos debaixo dos olhos. Lágrimas quentes e abundantes. Frequentemente afecta de forma mais severa o olho direito. Os bordos das pálpebras estão sensíveis e provocam dor. Melhora com ar fresco, tomar um banho frio e movimento.

Arg-nit: Conjuntivite também em recém-nascidos. Infecção da conjuntiva que está tão vermelha como carne crua. Frequentemente: Secreções viscosas e com pus. Os cantos dos olhos interiores e as pálpebras estão vermelhos e inchados. Forte inchaço das conjuntivas. Melhora com frio e aplicações frias.

Arsen: Conjuntivite aguda (também alérgica, febre dos fenos). Lágrimas e outras secreções dos olhos ardem e são corrosivas. O corrimento queima de tal maneira, que queima a face e causa zonas queimadas ou um eczema. Edema das pálpebras, sobretudo da pálpebra inferior ou por debaixo da pálpebra inferior. Edema à volta dos olhos. Catarro crónico e corrosivo dos olhos e nariz como na febre dos fenos, que provoca feridas nos olhos e nas narinas. Globo ocular quente ou com sensação de queimar. Surgem de forma periódica. Melhoram com calor, tapar, colocar algo quente sobre os olhos.

Bell: Os olhos estão secos, vermelhos e dolorosos, brilhantes, cintilantes, salientes e com pupilas dilatadas e olhar fixo. Vermelhidão dos olhos como tomates. Dores com ardor, que melhoram com esfregar os olhos. Sensibilidade à luz. Agrava-se com o calor do sol, correntes de ar na cabeça, cortar o cabelo, fechar os olhos. Melhora com abrir os olhos, esfregar os olhos.

Euphrasia: Inflamação dos olhos, sobretudo da conjuntiva, com forte vermelhidão e inchaço, especialmente das bordas das pálpebras, com comichão, ardor, secura e sensação de corpo estranho, que obrigam a piscar os olhos. Grande sensibilidade à luz. Lágrimas abundantes, olhos molhados, como que banhados em lágrimas. Corrimento lacrimal abundante, quente, queimante ou mordendo, pior ao ar livre, deitado ou quando tosse. As zonas molhadas pelas lágrimas têm o aspecto de estar cobertas com verniz. Secreções grossas que ardem e de cor amarela, que podem colar os olhos durante a noite. O corrimento do nariz é normalmente suave. Quer esfregar os olhos. Sensação de ter areia nos olhos. Sensação de ter pimenta nos olhos. Melhora com ar fresco, esfregar os olhos e no escuro.

Puls: Provocada por vento frio, chorar muito, frequentemente em combinação com a dentição, em constipados, irritação dos olhos após nadar em piscinas, água com cloro. As secreções são suaves, grossas, abundantes e de cor amarelo esverdeado, mas as lágrimas são irritantes e queimam. Comichão e ardor dos olhos. Pálpebras inflamadas e coladas, sobretudo de manhã ao acordar. Agrava-se com vento frio. Melhora ao ar livre, lavar com água fria, frio.

Sulphur: Conjuntivite alérgica crónica, recidiva com ardor, comichão, lágrimas quentes, melhora ao ar fresco. Secreções amarelas que colam os olhos. Dores cortantes e com ardor como provocadas pela areia. Agrava-se com o lavar, calor, calor da cama. Melhora com ar fresco e movimentos.

Silicea: Problemas nos cantos dos olhos, na zona do canal lacrimal. Crianças com problemas, inflamações ou fístulas no canal lacrimal, secreção com pus. (complemento = completa Puls).

Calc-sulf: Conjuntivite em recém-nascidos com secreção dos olhos grossa e amarela. Olhos colados de manhã. Comichão e ardor nos olhos, pior de manhã ao acordar. Pálpebras vermelhas e com comichão.

Graphites: Conjuntivite também de origem alérgica. Pálpebras coladas de manhã. Corrimento de lágrimas quente e que provoca ferida, com tendência para blefarite massiva. Gretas dolorosas nos cantos dos olhos. Pálpebras vermelhas, inchadas, inflamadas, secas, cobertas de crostas. Cantos dos olhos exteriores inflamados ou gretados.

Kali-bi: Os olhos estão sempre vermelhos, inchados, húmidos e com água. Dor relativamente fraca ou sensibilidade à luz. Conjuntivite com o típico muco amarelo e formando fios.

Sabadilla: Pálpebras vermelhas e ardendo. Ardor nos olhos. Olhos com água e inchados. Corrimento de lágrimas em movimento ao ar livre ou ao olhar para objectos brilhantes ou ao olhar para o fogo. Frequentemente acompanhado de comichão no canal auditivo externo, ataques de espirros violentos e corrimento de lágrimas, muco abundante, suave e aquoso e comichão e cócegas no nariz.
Excelente remédio para a febre dos fenos.

Thuja: Oftalmia dos recém-nascidos com secreção amarela esverdeada, melhora com calor. Conjuntivite provocada pela vacinação. Olhos cheios de lágrimas, que não correm ao longo das faces, mas que ficam nos olhos. Pálpebras secas, com escamas nas bordas. Eczema seco e com escamas nas pálpebras, Pálpebras secas.
Blefarite: as pestanas caem. Treçolhos recidivos ou sequelas dos mesmos: endurecimento, causando uma protuberância ou um quisto.

Merc-sol: Vermelhidão, corrimento de lágrimas, secreções ralas e que provocam ferida, que podem colar bastante os olhos. Agrava-se com o frio, humidade e à noite no calor da cama.


Esquema de tratamento:

Na combinação de blefarite e conjuntivite normalmente são suficientes os remédios Puls e Graph alternadamente. Quando esta combinação não ajuda dentre de 2 dias, dar nesse caso Graph e Merc-sol.
Numa conjuntivite violenta sem blefarite os remédios mais importantes são: Apis e Arg-nit.

Diarreia - Homeopatia Crianças e Bebés

Hoje vamos falar dos remédios homeopáticos adequados para a diarreia.
Como se define diarreia?
Considera-se diarreia quando há um aumento do número habitual de evacuações, ou quando há uma diminuição da consistência das fezes, podendo ocorrer ambas as alterações simultaneamente. O intestino delgado e grosso, funcionam absorvendo e excretando líquidos, iões e nutrientes. Alterações nestes processos, com diminuição da absorção associado a um aumento da secreção, pode causar diarreia.
Quais os mecanismos que provocam a diarreia?
São vários os mecanismos que levam o organismo a desenvolver diarreia:
• quando uma substância está presente no intestino e não é absorvida, puxando água dos tecidos para o interior do tubo digestivo. Exemplo deste mecanismo de acção da diarreia são os laxantes; os antiácidos com magnésio e alguns alimentos, contendo sorbitol, manitol ou xilitol;
• quando determinados agentes estimulam a secreção intestinal. Estão incluídos neste mecanismo bactérias, vírus e parasitas, tanto por invasão como por inflamação da mucosa que reveste o intestino delgado ou pela produção de toxinas que também estimulam a secreção de fluidos.
• doenças inflamatórias que estão normalmente associadas a lesão da mucosa do intestino e que afectam principalmente o intestino grosso. As infecções intestinais são a principal causa da diarreia inflamatória. Outras causas são as doenças inflamatórias intestinais (doença de Crohn e colite ulcerosa), doenças do sistema auto-imune, radioterapia etc;
• por alteração da motilidade do intestino. Doenças afectadas por este mecanismo devem ser consideradas quando outras causas forem afastadas. A síndrome do intestino irritável, a diarreia do doente diabético ou o hipertiroidismo, são exemplos de diarreia por alteração da motilidade do intestino.
Qual é a diferença entre diarreia aguda e diarreia crónica?
Na maioria dos episódios de diarreia aguda tem a duração de alguns dias até uma semana. Em termos médicos designa-se como aguda à diarreia com duração inferior a três semanas. Este tipo de diarreia é habitualmente benigna e auto-limitada, isto é, não são precisos medicamentos para a sua resolução. Diversas causas, incluindo a intoxicação alimentar (a causa mais comum), as infecções, reacções a medicamentos e algumas doenças inflamatórias, são os principais responsáveis por episódios de diarreia aguda. Normalmente desaparecem apenas com tratamento sintomático, ou seja, com medicamentos para a hidratação e eventual dor associada.
As diarreias crónicas duram mais do que três semanas. É vasta a lista de doenças que leva a este tipo de diarreia, que habitualmente necessita de exames complementares de diagnóstico para identificar rigorosamente a sua causa. As doenças inflamatórias intestinais, os tumores ou algumas infecções podem estar na sua origem.
Quais são as complicações da diarreia?
A desidratação é a complicação mais comum e mais perigosa entre as crianças e os adultos que perdem uma grande quantidade de fluidos pelas fezes, particularmente quando está associada a vómitos ou não há reposição de líquidos. Doentes com desidratação ligeira podem começar a sentir sede ou apenas a boca seca. Por seu turno, a desidratação moderada a grave, pode levar a uma hipotensão com desmaio, motivado pela diminuição brusca da pressão arterial sanguínea pela redução do volume de sangue.
Também a perda de electrólitos pode estar associada à diarreia aguda ou prolongada. As deficiências mais comuns são o défice de sódio e potássio. Poderá ainda haver uma irritação ao nível do anus devido à passagem frequente de substâncias irritantes contidas nas fezes.
Como é que se sabe qual o tipo de diarreia em causa?
Certos sintomas ajudam no esclarecimento da causa da diarreia. Quando o intestino grosso está afectado, a diarreia é de menor volume e, às vezes, pode surgir sangue ou muco. Frequentemente, existe dor na parte inferior do abdómen, que melhora com a defecação. Desconfia-se de afecção do intestino delgado quando as fezes são em grande quantidade e a dor é tipo cólica, geralmente em torno do umbigo.Alguns dados da história do doente são importantes para estabelecer o diagnóstico. A história recente de viagem, a ingestão de determinados alimentos, o uso recente de alguns medicamentos o contacto com outras pessoas com sintomas semelhantes, o emagrecimento e a febre orientam o médico a chegar à causa da diarreia.O exame físico completo é importante, nomeadamente a medição da pressão arterial e a pesquisa de sinais de desidratação, são imprescindíveis em qualquer doente com diarreia aguda ou crónica. (texto retirado do site http://mobile.medicoassistente.com/modules/smartsection/item.php?itemid=142)

Remédios Homeopáticos


Fundamentalmente: Quando a criança tem diarreia não dar leite, iogurtes, doces e sumos. Não obrigar a comer. Beber muita água ou chá de funcho. Caso a criança tenha fome, dar banana, maçã crua ralada, tostas torradas „Zwieback“, arroz cozido em água. “Quando o rabinho está vermelho, aplicar farinha maizena”.

Veratrum album: Corpo gelado. Diarreia aquosa, sem cheiro ou com pouco cheiro, antecedido de cólicas fortes e espasmódicas na barriga. Esvaziamento violento com tendência para colapso. Grande exaustão. Suores frios e abundantes, sobretudo na testa. Agravam-se com o mais leve movimento e ao beber bebidas frias, melhora com o calor e ao beber bebidas quentes. Necessita de beber água gelada, a qual é imediatamente vomitada. Má disposição ou vómitos violentos em grande quantidade e ao mesmo tempo diarreia (Arsen). Eventualmente saliva abundante. Membros frios. Quer calor. Diarreia após ter comido legumes.

Podophyllum: Um dos remédios mais frequente na diarreia. As fezes são expelidas com flatulência. As fezes são expelidas de forma explosiva. As fezes disparam como de uma boca-de-incêndio. Libertação de gases de forma ruidosa. Fezes cheiram horrivelmente, esguicham, sem dores ao expelir as fezes, amareladas, castanhas ou esverdeadas, surgem sobretudo logo de manhã cedo. Sede de grandes quantidades de água fria. Estado geral da criança pouco afectado. Frequentemente a diarreia agrava-se depois de comer ou beber, sobretudo após fruta e leite. As dores de barriga melhoram se a criança se enrolar (Coloc). Frequente durante a dentição.

Arsenicum album: Diarreia após ter comido fruta ou gelados ou ter bebido bebidas frias. Diarreia escura, cheirando muito mal (ao contrario de Veratrum,) com ardor e provocando ferida, agrava-se após comer ou beber, sobretudo bebidas frias. Expele apenas pequenas quantidades de fezes líquidas, que provocam grande fraqueza. A fraqueza não é de forma alguma proporcional à relativamente pequena quantidade de diarreia. Aplicações quentes melhoram as dores ardentes no recto. Tem grande sede mas bebe em pequenos goles. Corpo gelado, quer estar bem tapado. Diarreia e vómitos simultaneamente (Veratrum). Fezes apresentam alimentos não digeridos, muco, fezes são expelidas esguichando. Crianças medrosas, inquietas e fracas. Vomita com frequência mas com grande esforço. Agrava-se com bebidas frias.

Croton tiglium: Diarreia “explosiva” como em Podoph., mas não cheirando mal. Fezes aquosas e amareladas. Muitos rumores antes de expelir as fezes. Fezes amarelas, aquosas ou em forma de papa e claras. Expele as fezes de forma súbita, explosiva e em grandes quantidades. Flatulência. Frequentemente ardor no ânus, náuseas violentas, vómitos. Agrava-se: a seguir a ter comido ou bebido qualquer coisa. Diarreia de Verão nas crianças (sobretudo quando não suportam leite). Grande cansaço. Agrava-se com a ingestão da mais pequena quantidade de alimentos.

Chamomilla: Diarreia aquosa, rala ou espessa, quente, com ardor, que provoca ferida, cheirando a ovos podres, como também os gases. Verde ou amarela esverdeada como ovos mexidos ou como esparregado. Barriga em forma de tambor. Dores de barriga. Cara muito vermelha, a criança puxa as pernas e chora desenfreadamente. Frequentemente na altura da dentição. Geralmente: Nervosismo com mau humor e hipersensibilidade. Crianças marotas, que se acalmam um pouco quando andam com elas ao colo. (Discrepância entre a intensidade do estado objectivo e o seu estado de espírito visível). Frequentemente: uma face vermelha e quente, a outra pálida e menos quente. Sede.

Bryonia: Diarreia acastanhada, abundante, com ardor e por vezes cheirando mal e com sensação dolorosa do ânus. Língua seca e com placa. Sede de grandes quantidades em grandes intervalos. Diarreia após bebidas frias (sobretudo quando são ingeridas quando a pessoa está muito quente). Diarreia de Verão. Típico: qualquer movimento agrava a diarreia. Melhora com bebidas frias, aplicações frias e com descanso.

Ac-nitr: Por causa de ter tomado antibióticos.


Plano de tratamento:

Na maior parte dos casos, Podoph é o primeiro remédio. Caso a diarreia seja acompanhada de vómitos, acrescentar imediatamente também Ip e dar alternadamente.