A homeopatia é um ramo da medicina que ganha cada vez mais adeptos. A sua eficácia e benefícios são cada vez mais procurados. Os pais procuram para os seus filhos soluções que não passem por antibióticos e substâncias que, ao invés de aumentarem as defesas, debilitam cada vez mais o sistema imunitário e acarretam efeitos colaterais.

Este espaço foi criado para partilhar informações, conhecimentos e orientações no mundo da homeopatia. São inúmeros os recursos a que os utilizadores têm acesso: sugestões de bibliografia e sites de interesse, informações sobre medicamentos homeopáticos, espaço para dúvidas, esclarecimentos e pedidos de ajuda.
Com a saúde não se brinca e, por isso, nunca poderemos dispensar a ajuda de um médico, este blog serve apenas de apoio.




Homeopatia

A Tosse em Crianças e Bebés

A tosse é, sem dúvida, um dos incómodos mais frequentes nas crianças e bebés. Existem na homeopatia inúmeros medicamentos para este problema, e mais uma vez é importante, para determinar qual o remédio mais adequado, saber a resposta a determinadas questões. Entre elas:
- Que tipo de tosse? Seca ou húmida?
- Quando inicia? Antes da meia noite? Depois da meia noite? Entre as 2 e as 4 da manhã?
- É quando a criança se deita?
- Tosse dormindo ou acordada?
- Se está deitada tem que se sentar? Continua dormindo?
- piora quando vai para o frio? Piora quando muda de ambiente?
- tosse muitas vezes seguidas?
Estas são algumas das inúmeras perguntas que devemos tentar responder.
Uma vez que este tema é tão importante irá ser tratado de forma assídua no blog. Entre outras coisas falaremos dos principais, sintomas, etc .



Bryonia alba
-Tosse com dores no peito afectando a cabeça e partes do corpo.
-Agravação por qualquer movimento e alívio pelo absoluto repouso mental e físico.
-Respiração curta e acelerada.
-Face vermelha e quente.
-Escarros sanguíneos ou cor de tijolo.
-Necessidade de respirar longa e profundamente.
- Pneumonia.
-Muita sede.
-Catarro seco.
- Constipação sem vontade de evacuar, fezes secas e duras.
-Diarréia matutina.
-Profilático e curativo para o sarampo.
-Cabelos muito oleosos. Pessoas morenas de aspecto belicoso, facilmente irritável, robusta, mas com tendência a emagrecer.
-Carácter irascível e colérico.
- Dores agudas, lancinantes, atacando mais o lado direito do corpo.

Calcium carbonicum
-tosse seca nocturna, com expectoração ácida
-Indicado para pessoas obesas ou com tendência a engordar, que suam profusamente e com facilidade, em especial na cabeça;
-apresentam o abdómen inchado e as extremidade frias e com suor;
-muito frequentemente emitem secreções ácidas, tem propensão ao vómito e a diarreias, com forte tendência a prisão de ventre crónica.
- É um remédio tipicamente feminino, próprio para as pessoas com perturbações ginecológicas, corrimentos leitosos e ácidos, tez pálida e apática, aspecto melancólico e quase sempre hipocondríacas.
-Tipologicamente presta-se a pessoas linfáticas, lentas e acomodadas.
-Pode ser útil no raquitismo e no tratamento da obesidade infantil, em especial nos casos de crianças pálidas, escrofulosas (com tendência à tuberculose, eczema, catarros respiratórios), que apresentam tosse seca noturna, com expectoração ácida, e anemia. Também aplica-se aos casos de surdez por pólipos nos ouvidos e a uma série de doenças metabólicas.
Drosera rotundifolia
Tosse espasmódica, com acessos prolongados, terminando em náusea e vômito prolongado. Mania de perseguição. Coqueluche, às vezes acompanhada de perda de sangue pelo nariz.

Hyoscyamus Níger

-Sede insaciável.
-Tosse que piora à noite, na cama, depois de comer, beber ou falar.
- Calmante para a tosse noturna. Combate a insônia do alcoolismo agudo.
Tenta apanhar coisas imaginárias no ar. Desconfiança ou lascívia. Mania senil. Medo constante de ser envenenado. Ciúme excessivo. Excitação seguida de prostração.
Sede insaciável. Tosse que piora à noite, na cama, depois de comer, beber ou falar. Calmante para a tosse noturna. Combate a insônia do alcoolismo agudo.

Ipeca ou Ipecacuanha

-Remédio da broncopneumonia infantil.
- Acúmulo de mucosidade na árvore respiratória, que provoca tosse espasmódica.
Pessoas irritáveis e que não sabem o que desejam. Náuseas e vômitos insistentes, que nada consegue aliviar. Poderoso remédio das hemorragias e dos acessos de asma brônquica. Remédio da broncopneumonia infantil. Acúmulo de mucosidade na árvore respiratória, que provoca tosse espasmódica.

Phosphorus

-Bronquite, tosse seca que piora ao ar frio e à tarde.
-Seus sintomas são súbitos.
Pessoas loiras e avermelhadas, debilitadas, magras, pálidas, com olheiras escuras, muito sensíveis às impressões externas. Ardor, em especial nas moléstias nervosas. Pequenas feridas que sagram com abundância. Facilidade em sagrar. Pernas fracas. Vômitos. Debilidade nervosa conseqüente de gripes fortes. Arteriosclerose.


Spongia tosta

-Tosse seca e sibilante, que soa como uma serra cortando um tronco de árvore e que melhora ao comer ou ao beber.
- O paciente acorda com um acesso de sufocação.

Esgotamento ao menor exercício, com calor no rosto e no peito. Crianças com predisposição à tuberculose e adenites crônicas. Ansiedade e respiração difícil. Hipertrofia e endurecimento glandulares. Moléstias valvulares do coração.

(adaptação a partir do site http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/1106/os-principais-remedios-homeopaticos)

Nota: todos os medicamentos administrados a crianças e bebés poderão ser dados a adultos.