A homeopatia é um ramo da medicina que ganha cada vez mais adeptos. A sua eficácia e benefícios são cada vez mais procurados. Os pais procuram para os seus filhos soluções que não passem por antibióticos e substâncias que, ao invés de aumentarem as defesas, debilitam cada vez mais o sistema imunitário e acarretam efeitos colaterais.

Este espaço foi criado para partilhar informações, conhecimentos e orientações no mundo da homeopatia. São inúmeros os recursos a que os utilizadores têm acesso: sugestões de bibliografia e sites de interesse, informações sobre medicamentos homeopáticos, espaço para dúvidas, esclarecimentos e pedidos de ajuda.
Com a saúde não se brinca e, por isso, nunca poderemos dispensar a ajuda de um médico, este blog serve apenas de apoio.




Homeopatia

Cuidados com o medicamento homeopático

Os glóbulos são lactose pulverizada c/ o remédio específico (as bolinhas sãopulverizadas com o remédio).
Assim sendo, o medicamento encontra-se na superfície pelo que não se deve ficar com eles nas mãos;

- A data de validade é de 100 anos (por isso não devemos ter em conta a validade que vem nos frascos tem apenas a ver com exigências comunitárias).

Contudo esta validade só se consegue se tivermos alguns cuidados, nomeadamente:



- Manter os medicamentos nos frascos originais e bem fechados. - Levar o medicamento directamente à boca sem contacto com as mãos no momento de tomá-lo. - Os medicamentos devem ficar longe de aparelhos/ electrodomésticos ou que emitam radiação (rádio, televisão, forno de microondas, frigorífico, computadores, telemóveis, etc...). - Ambientes húmidos ou expostos à luz solar directa, como também os locais que possuam odores fortes de perfumes, sabonetes, produtos de limpeza, condimentos e outros medicamentos (principalmente canforados) alteram o medicamento. Daí evitar guardá-los em bolsas com perfumes, telemóveis ou cigarros. - Nas viagens de carro, procurar guardá-los em sacolas térmicas, caixas de madeira ou isopor, pois o sol e o calor forte do porta-luvas podem danificá-lo. - Quando se viajar de avião, evitar a exposição dos medicamentos aos raios X e arco magnético. Levá-los como bagagem de mão (desde que não se passe pelo raio X com eles). Nunca tomar durante o tratamento substâncias que anulem a acção do medicamento: -substâncias à base de eucalipto, com cafeína (ex: coca-cola), camomila, menta.

- a garrafa utilizada com uma substância não deve ser utilizada para substâncias diferentes (deve deitar-se fora).
- Antes e após cada dose, deve-se permanecer sem comer por um intervalo mínimo de 30 minutos. (adapatdo do site - http://www.amhb.org.br/)